A importância da investigação de um acidente

Investigação de acidente, embora seja uma ação reativa, é fundamental para evitar recorrência. Se acontecer um acidente num determinado sistema de um processo, é de suma importância iniciar imediatamente a investigação para que evidências importantes não sejam perdidas. Antes de identificar as causas do acidente, principalmente se ele for grave, e adotar ações para corrigir as falhas encontradas ou prevenir as potenciais falhas, não deve ser colocado o processo para operar, porque o evento acidental pode voltar a ocorrer e causar nova tragédia.

As lições aprendidas da investigação devem ser largamente disseminadas para que todos entendam o que aconteceu a fim de aumentar a atenção em todos os pontos possíveis, assim como buscar situações semelhantes da unidade operacional para tomar ações preventivas.

O Chemical Safety Board (CSB) publicou, agora em setembro, um boletim chamado de “Factual Investigative Update” o qual atualiza os fatos encontrados no processo de investigação do acidente ocorrido na  Midland Resource Recovery (MRR).

Em 24 de maio de 2017 houve uma explosão num vaso devido a uma reação descontrolada onde perderam a vida duas pessoas, a incluir o fundador e presidente da empresa. Quase um mês depois, um empregado que havia sido recentemente contratado, faleceu num outro acidente no mesmo vaso, tudo a indicar ser por causas semelhantes. Continue lendo…

Precisando de ajuda, entre em contato com a ECS Consultorias.

Chame no WhatsApp