Um sub-resfriamento de um reator pode causar uma reação descontrolada?

O alerta de segurança do CCPS deste mês de julho chama a atenção sobre os perigos de sub-resfriamento de reações  químicas. Muitas delas são exotérmicas, ou seja, liberam calor quando ocorrem as reações entres as diversas matérias primas. Porém, para ter início à reação é preciso uma energia de ativação que pode ser por meio do incremento de temperatura.

Alguns perigos estão presentes em reações quer sejam em reatores contínuos ou por bateladas. Por iniciar uma reação com temperatura muito baixa, duas situações podem ocorrer:

  1. Acumular reagentes e ao atingir a temperatura ideal para ocorrer a reação, a temperatura aumentar abruptamente em decorrência de uma reação descontrolada e ocorrer uma sobrepressão o que pode levar à ruptura do reator com efeitos críticos às pessoas, propriedades e meio ambiente;
  2. Ocorrer reações secundárias indevidas as quais podem formar subprodutos altamente instáveis que se decomporão com aumento de temperatura, causando os mesmos efeitos do item anterior.

O gerenciamento de risco de processo prover suporte para manter esses perigos sob controle, tais como:

  • Informações de segurança de processo – as informações da segurança de processo garantirão que as pessoas que lidam com o processo entendam e identifiquem esses perigos por meio de informações  dos produtos químicos envolvidos na reação, da tecnologia do processo e dos equipamentos utilizados no processo.
  • Análise de risco – com as informações obtidas, conforme mencionado acima, a empresa terá a capacidade para empreender uma análise de risco ampla e detalhada a fim de adotar medidas de redução de risco para manter a reação química em controle.

Uma das medidas que pode ser proposta é adoção de sistemas instrumentados de segurança (SIS) para interromper tendências de descontroles de reação por intermédio da interrupção dos reagentes ou por sistemas “killers” (adiciona produtos nos reatores para interrupção imediata da reação adversa). Continue lendo…

Precisando de ajuda, entre em contato com a ECS Consultorias – Uma Empresa de Engenharia de Segurança e Gerenciamento de Risco.

Chame no WhatsApp