E se o seu agitador falhar?

O alerta do CCPS do mês de agosto aborda um tema bastante importante com relação aos risco de processos. Para ocorrer reação de forma eficaz é preciso haver uma boa mistura entre os reagentes quer seja por misturadores estáticos ou dinâmicos (agitadores).

No caso específico de reatores em bateladas, comumente se utiliza de agitadores para manter constantemente os reagentes em contato. Caso se inicie uma batelada com o agitador parado e adicionar reagentes, e só após partir o agitador, há um grande potencial de perda de controle da reação e o resultado pode ser trágico.

Por isso, é muito importante se conhecer bem a cinética das reações e fazer uma análise de risco robusta a fim de determinar as salvaguardas para minimizar os riscos de um descontrole da reação. Normalmente as salvaguardas são:

  • Operação do agitador ser permissivo para adicionar matéria prima;
  • Durante a operação, parada do agitador deve interromper as matérias primas. O mais seguro é que o interlock esteja relacionado com baixa amperagem do agitador e não com o status de operação, porque se o acoplamento do motor e agitador quebrar o status permanecerá como operando e o processo estará em perigo;
  • Alívio de pressão com capacidade para liberar os gases gerados de uma reação descontrolada, e por último;
  • Um sistema killer para interromper a reação que será acionado se nenhuma das salvaguardas anteriores não funcionar.

Para aumentar a disponibilidade das salvaguardas é preciso mantê-las de forma adequada por meio de:

  • Manutenção preditiva, preventiva e corretiva;
  • Fazer os testes de operacionabilidade no tempo correto. No caso de sistemas instrumentados de segurança no tempo de teste utilizado para o cálculo do SIL. Para as outras salvaguardas conforme orientação do fabricante ou de acordo com histórico da planta (proven in use).
  • Fazer auditorias das salvaguardas numa frequência pré-determinada para garantir que elas estão sendo gerenciadas conforme boas práticas. Continue lendo…

Precisando de ajuda, entre em contato com a ECS Consultorias.

Chame no WhatsApp