Steam Exposure (exposição a vapor de água)

O alerta da European Process Safety Centre (EPSC) do mês de setembro chama a atenção sobre alinhamento de linhas/equipamentos/sistemas de processo após serviços de manutenção. O evento em tela mostra um dreno da linha de vapor de água que foi mantido aberto e flange cego não devidamente montado, por falha humana, após o sistema de vapor ter sido entregue de volta à operação pelo pessoal de manutenção. O operador ao alinhar a válvula de bloqueio foi atingido pelo vazamento do vapor proveniente do flange da válvula dreno.

Um evento dessa natureza pode acontecer também com produtos tóxicos e/ou inflamáveis. Nesse  caso, os danos podem ser maior porque o evento pode se desdobrar em uma situação mais grave. Daí a importância da aplicação do procedimento de Bloqueio e Sinalização (LOTO) e os bloqueios (normalmente cadeados) e etiquetas vermelhas da manutenção só serem removidos pela pessoa (ou grupo) que concluiu o serviço. Por outro lado, a operação antes de colocar o sistema para operar deve verificar pelo mapeamento dos bloqueios/sinalização (normalmente um anexo à permissão de trabalho) se tudo foi removido e o sistema está montado conforme previsto.  No caso de vapor de alta pressão, ao fazer o primeiro alinhamento é uma boa prática o operador utilizar uma vestimenta que seja isolante térmico. Também é uma boa prática prover procedimento para fazer teste de estanqueidade para o caso de produtos altamente perigosos.

À vezes, existem algumas operações que os perigos e os riscos deles serem liberados não estão bem claros nos procedimentos operacionais. Quando isso ocorrer, vale a pena fazer uma análise de risco do procedimento para tomar ações para minimizar a possibilidade de acidente ou aumentar a atenção para um determinado perigo. Continue lendo…

ECS Consultorias 

Chame no WhatsApp