Energias perigosas

O alerta de segurança do CCPS do mês de outubro enfatiza as energias perigosas. Muitas empresas já utilizam o procedimento de LOTO (lockout and tagout) para evitar que energias perigosas atinjam pessoas durante a execução de uma manutenção e/ou determinada tarefa. Esse procedimento tem evitado vários acidentes sérios e até mesmo fatais.

Contudo, o alerta deste mês é sobre energias perigosas de equipamentos que estão operando, portanto nesse caso não tem como aplicar o procedimento LOTO, as salvaguardas serão outras. Os equipamentos como bombas, compressores ventiladores de torre de resfriamento, centrífugas, etc. que trabalham com alta velocidade devem ter as suas manutenções sensitivas (auditiva, visual), preditivas, preventivas e corretivas realizadas em dia e de forma controladas para evitar defeitos que levem a uma perda de controle. Geralmente, esses defeitos estão relacionados a desbalanceamento de eixos e outras partes rotativas que levarão a altas vibrações e daí a danos severos no equipamento e lançamento de peças a longa distâncias, podendo atingir pessoas e outros equipamentos.

Outro ponto importante são os controles de processo, por exemplo, se houver acúmulo de sólidos em centrífugas pode causar desbalanceamento, por isso deve-se ter controle nessa variável. Para compressores, o surge é um dos fatores que pode levar a acidentes sérios caso não haja controle. Ele ocorre devido a uma oscilação de vazão total do compressor o que leva a uma inversão temporária do fluxo de gás por frações de segundo. Um controle robusto de fluxo mínimo do compressor é uma salvaguarda bastante eficaz.

As análises de risco são fundamentais para identificar essas situações indesejadas numa planta industrial, que ajudará a propor  salvaguardas de controle de processo, assim como, sugerir a instalação de sensores de vibração para alarmar na sala de controle, e consequentemente, ter a ação e humana. Adicionalmente, para situações mais críticas deve-se propor sistemas instrumentados de segurança para intertravar o equipamento quando atingir uma vibração que possa causar danos severos. Continue lendo…

ECS Consultorias

Chame no WhatsApp