Os perigos de sistemas de refrigeração com amônia

A WorkSafeBC publicou uma animação sobre um acidente num sistema de refrigeração com amônia, onde três trabalhadores perderam a vida devido à exposição a amônia.

A amônia é muito utilizada em câmaras frigoríficas e sistemas de refrigeração em geral. Para evitar que o gás amônia circule por toda uma unidade, limita-se esse produto apenas no sistema de compressão: compressor, condensador, válvula de expansão e evaporador. O transporte térmico é feito com misturas possíveis de suportar temperaturas baixas sem ocorrer congelamento, por exemplo, salmoura (brine).

Neste acidente, a amônia passou para o sistema de salmoura devido a um furo por corrosão em um dos tubos do evaporador o que permitiu que a amônia, que circulava pelo casco do evaporar, elevasse a pressão do sistema de salmoura, levando a rompimento da tubulação e vazamento de grande quantidade do gás, causando as três fatalidades.

Para evitar esses tipos de acidentes é importante garantir uma boa gestão de riscos a qual terá como um dos elementos a integridade mecânica dos equipamentos críticos que prevenirá perda de contenção tal como esta que ocorreu. Adicionalmente, outros elementos da gestão de risco são fundamentais para manter uma unidade industrial segura.

Veja o filme abaixo que mostra a cadeia dos eventos que levou ao acidente:

Chame no WhatsApp