Flashing de hidrocarbonetos

O alerta da  EPSC deste mês é sobre o perigo da vaporização abrupta (flashing) de hidrocarbonetos em decorrência  de uma rápida despressurização. Quando isso ocorre, o líquido remanescente se resfria rapidamente podendo a chegar em temperatura negativa.

No caso do acidente relatado, a despressurização do propileno atingiu temperatura de -40C e que provocou a fragilização do aquecedor construído de aço carbono. Na repartida da planta, quando o aquecedor foi pressurizado, houve uma ruptura e teve como efeito uma explosão com fogo.

A fragilização do aço carbono é um risco importante no setor industrial e que deve ser identificado em análise de risco a qual deve ser realizada em todo o ciclo de vida de uma indústria. Continue lendo…

Algo que pode parecer inofensivo é purga com nitrogênio liquefeito o qual é vaporizado em serpentinas; às vezes pode-se aumentar o fluxo de purga excessivamente e a serpentina não ser capaz de vaporizar o nitrogênio e passar líquido o que pode fragilizar o sistema se for de aço carbono.

Precisando de ajuda, entre em contato com a ECS Consultorias.

Chame no WhatsApp