+55 (71) 3014-6466 [email protected]

Segurança Baseado no Comportamento

Segurança Baseado no Comportamento

Segurança Baseado no Comportamento

Os procedimentos, padrões e instruções significam uma característica principal para a obtenção da excelência em programas de segurança e saúde, os quais representam elementos do programa tradicional de segurança. Hansen (1993) menciona que o programa tradicional de segurança isoladamente não evita acidentes e incidentes. O autor destaca que pesquisas feitas pela National Institute for Occupational Safety and Health (NIOSH) com empresas que possuíam estes programas e com empresas que não possuíam nenhum tipo de programa, não mostraram diferenças significativas. Portanto, conforme o autor, existe um forte indicativo que apenas o programa tradicional de segurança não reduz acidente.

Mas, por que isso acontece? Isso acontece porque é fundamental construir uma cultura de segurança numa empresa por meio da disciplina operacional e mudança de comportamento. Os relatórios de James Baker e do Chemical Safety Board sobre o acidente da British Petroleum de 2005 e o relatório do acidente de Buncefield, também em 2005, elaborado pelo Major Incident Investigation Board salientam sobre a falta de cultura de segurança nas empresas envolvidas nos acidentes.

A ECS Consultorias ajudará a sua empresa a consolidar uma cultura de segurança por meio da segurança baseada no comportamento e da disciplina operacional para que o seu programa de segurança e saúde obtenha uma maior eficácia na redução dos acidentes e incidentes.