Grandes acidentes devido a fogo e explosão

Grandes acidentes no setor industrial são, na sua maioria, provenientes de fogo e explosão. Isso significa que além do material inflamável (líquido, gás, vapor ou poeira) necessita de fonte de ignição.

Uma das formas para reduzir a probabilidade de fonte de ignição é por meio da classificação da área em ambiente que possa ocorrer atmosfera explosiva. Contudo, é importante salientar que fontes de risco provenientes de cenários catastróficos (ruptura de linhas, vasos, grandes transbordos de tanques, etc.) não devem ser considerados para a classificação da área, por dois motivos: 1) são cenários que possuem frequência muito baixa; 2) a extensão da área atingida será muito grande se o produto vazado for gás ou possuir uma pressão de vaporização elevada o que, certamente, atingiria áreas não classificadas ou até mesmo externas à unidade operacional.

Porém, se a unidade não possuir um gerenciamento de risco adequado, a frequência de fontes de riscos catastróficos poderá não ser tão baixa como esperada e um dia a unidade fabril será surpreendida por um grande desastre. Imagine ter tubulações e vasos corroídos e sem uma rotina de inspeção apropriada, tanques sem proteção para redução do risco de transbordamento para um nível tão baixo quanto o razoavelmente praticável (ALARP). Por isso, é fundamental efetuar análise de risco detalhada  e fazer LOPA (análise de camada de proteção) para os cenários mais críticos para confirmar se as camadas independentes de proteção são suficientes para reduzir o risco para um nível aceitável.

Além da classificação da área, é preciso ter controles de outras fontes de ignição, tais como: trabalhos a quente, eletricidade estática, superfície quentes que podem levar a autoignição de alguns produtos, motores a combustão, fricção e outros.

Abaixo algumas dicas para minimizar a possibilidade de fogo e explosão em plantas que trabalham com materiais inflamáveis:

Fatores que reduzem a possibilidade de atmosfera explosiva

  • Análises de risco nas várias fases de projeto, periodicamente no decorrer do ciclo de vida da planta (quinquenalmente, por exemplo) e durante serviços considerados críticos;
  • Um sistema eficaz de procedimentos para abertura de linhas e de equipamentos em conjunto com permissão de trabalho;
  • Projeto de planta inerentemente mais seguro por meio da simplificação no intuito de reduzir a quantidade de válvulas, flanges e outras conexões e, assim controlar as emissões. Especificar adequadamente esses acessórios;
  • Atenção ao layout da planta para reduzir a possibilidade de danos por impacto. Limitar acesso de veículos e utilizar barreiras de proteção. Procedimento crítico para levantamento de cargas sobre tubulações e equipamentos;
  • Manutenção preditiva, preventiva e corretiva no tempo certo;
  • Sistemas instrumentados de segurança para evitar transbordos de tanques e reatores ou outros sistemas;
  • Válvulas de alívio confiáveis para evitar falhas espúrias.

Fatores que reduzem a persistência de uma atmosfera explosiva

  • Ventilação natural ou forçada para dispersar e evitar atingir o limite inferior de explosividade;
  • Sistemas instrumentados de segurança para reduzir o inventário de material liberado para a atmosfera ou outros meios de camadas independentes de proteção como válvula de excesso de fluxo, válvula de retenção, quebra sifão, etc.;
  • Detecção de gás inflamável e sistemas de instrumentação para fácil detecção de vazamentos por nível, vazão, pressão, etc. e ação do operador;
  • Limpeza constante de pontos onde possa acumular poeira combustível;
  • Sistema de spray de água se o material envolvido é solúvel em água ou condensável.

Fatores que reduzem a probabilidade de ignição

  • Classificação da área, procedimentos para controles de outras fontes de ignição. Disciplina operacional para seguir esses procedimentos;
  • Treinamentos para que as pessoas reajam corretamente em situações perigosas;
  • Instalação de queimadores (caldeiras, fornos, fornalhas) distantes de áreas com produtos inflamáveis.

Fatores que reduzem as consequências de uma ignição

  • Pré-plano e plano de emergência com treinamento das pessoas envolvidas, a incluir simulados;
  • Cenários do plano de emergência oriundos das análises de risco;
  • Sistema de combate a incêndio eficaz e protegido contra explosão (tubulações enterradas ou dentro de canaletas de concreto). Bombas de água de incêndio confiáveis.
  • Camadas independentes de proteção passivas tal como, fireproof para suportes de pipework e vasos;
  • Sistema de detecção de chama ou de gás inflamável com acionamento automático de sistema de supressão.

Essas são algumas ações que podem minimizar a possibilidade de ocorrer um grande acidente devido a fogo e explosão com possíveis danos incalculáveis.

Precisando de ajuda, entre em contato com a ECS Consultorias para um orçamento do trabalho do seu interesse conforme o nosso portfólio.

Veja abaixo dois acidentes devido a ignição: o primeiro, em 2009,  por causa de acúmulo de poeira combustível; o segundo em decorrência de trabalho a quente ocorrido em 2006.

Chame no WhatsApp