Dica: Sistemas instrumentados de segurança (SIS) como salvaguardas quando realizando LOPA

Quando um analista de LOPA define que uma determinada salvaguarda SIS será SIL 3 não significa a necessidade de instrumentos redundantes, por exemplo: dois elementos iniciais e/ou dois elementos finais e  tampouco dois sistemas lógicos resolvedores.

Elementos redundantes de segurança podem ter dois objetivos:

1 – Aumentar a segurança da planta: nesse caso deve-se ficar atento à arquitetura no qual os elementos serão instalados. Para aumentar a segurança, é preciso ter a tolerância de falha para o hardware (HFT). Por exemplo, se um elemento falhar, terá no mínimo outro para fazer a função de segurança e interromper o processo em caso de um desvio de segurança de processo. Arquiteturas que possuem HFT> 0 são 1oo2, 1oo3, 2oo3, etc.

2- Reduzir as paradas espúrias da planta: terão elementos redundantes, porém HFT será 0, exemplos: 2oo2, 3oo3. Essa é arquitetura que os analistas estão mais preocupados em evitar paradas espúrias porque se um elemento falhar (falha segura) o processo continuará operando.

Na arquitetura 1oo2, mostrada acima, se forem válvulas de parada de emergência e que na posição fechada prevenirão evento de segurança de processo, basta uma delas fechar que o processo estará seguro. No entanto, se houver uma falha segura de uma das válvulas o processo será interrompido mesmo sem evento de segurança de processo (parada espúria).

Na arquitetura 2oo2, também destacada acima, se forem também válvulas de parada de emergência e que na posição fechada prevenirão evento de segurança de processo. Observe que as duas válvulas devem fechar para prevenir o acidente, portanto já não é tão seguro porque serão necessárias duas ações para colocar o processo no estado seguro; se uma das válvulas falhar aberta, mesmo que a outra feche, o processo estará em perigo o que não ocorre na arquitetura 1oo2. Por outro lado, se ocorrer uma falha segura (válvula fechada) não haverá parada espúria, porque a outra válvula manterá o processo operando.

Além das arquiteturas, é possível que apenas um elemento atinja SIL 3. Dependerá das frações de falha segura (SFF – rota 1H), exemplo: para elementos Tipo A, SFF maior ou igual a 90% já atinge SIL 3.

Precisando de ajuda, entre em contato com a ECS Consultorias.

Chame no WhatsApp