Relembrar casos de segurança de processo

FELIZ 2019!

Lembrar dos incidentes/acidentes passados de segurança de processo é uma forma de manter aquelas pessoas que lidam com processos perigosos alertas e, assim, ajuda a evitar complacência com a falta de disciplina operacional, tal como não seguir os procedimentos, principalmente os relacionados com os processos perigosos. Quais são esses procedimentos: partida e parada de plantas; paradas de emergência; manutenção de integridade de salvaguardas identificadas em análises de risco, principalmente as camadas independentes de proteção (IPLs); operação normal da planta com identificação clara das causas e efeitos de anormalidades e o que o operador deve fazer, etc.

Grandes acidentes oriundos dos processos perigosos levam à múltiplas fatalidades, porém são raros de ocorrer (black swan) porque dependem de falha de várias camadas de proteção. Em função disso, muitos acham desproporcional a grande preocupação com segurança de processo uma vez que nunca presenciou um acidente maior, o que é verdadeiramente falso porque as falhas latentes das salvaguardas podem estar presentes e quando aparecem de forma conjuminadas (James Reason) um grande acidente poderá ocorrer, resultando em grandes perdas (pessoas, propriedades e/ou meio ambiente).

Também, deve-se ficar atento à perda de conhecimento tecnológico que muitas vezes está relacionada apenas à falta de entendimento/conhecimento de boas práticas e padrões já reconhecidos. Continue lendo…

 

Chame no WhatsApp