Salvaguardas críticas devem ser mantidas funcionais!

Salvaguardas, ou barreiras/camadas de proteção, de segurança devem ser mantidas adequadamente por todo o ciclo de vida do processo para que funcionem como projetadas quando demandadas. O alerta de segurança de processo do CCPS deste mês chama atenção para esse fato.

As camadas de proteção identificadas em análises de risco devem ser relacionadas para entrarem no programa de integridade mecânica da empresa. Aquelas barreiras adotadas para cenários críticos (que são aqueles que podem causar morte, danos ambientais e de propriedades) deverão ser consideradas como sistemas críticos e devem possuir uma atenção especial para reduzir a probabilidade de falha em demanda (PFD), ou seja, aumentar a disponibilidade.

Importante lembrar que todos os processos industriais perigosos devem ter programas robustos de integridade mecânicas para garantir a confiabilidade das salvaguardas críticas. Processos perigosos aqui salientados são aqueles que ao liberar o perigo podem causar fatalidades, danos ambientais e/ou severos danos à propriedade. O gerenciamento de risco detalhado será uma poderosa ferramenta para gerenciar os riscos residuais após adoção de medidas de redução de risco que são as salvaguardas preventivas ou mitigadoras.

Veja aqui o alerta do CCPS…

Precisando de ajuda entre em contato com a ECS Consultorias

Chame no WhatsApp