Acidente devido a mistura de materiais incompatíveis

Em outubro de 2016 houve um grande vazamento de cloro devido a mistura inadvertida de ácido sulfúrico e hipoclorito de sódio. A mistura ocorreu por alinhamento errado da descarga de uma carreta de ácido sulfúrico para um tanque de hipoclorido de sódio. Os dois produtos completamente incompatíveis, pois são fortes agentes oxidantes, se misturaram. Em função do produto da reação, foi liberado para a atmosfera grande quantidade de cloro gás (um produto altamente tóxico), causando a exposição de mais de 140 pessoas e mil residentes tiveram que se deslocar para um local seguro. Os achados preliminares das causas do acidente foram publicados hoje pelo Chemical Safety Board.

É comum a operação de descarga de carretas em várias empresas químicas ou petroquímica e que são transferidas para diversos tanques. Às vezes existem sistemas de proteção para transbordo dos tanques, porém há pouca preocupação na falha humana devido aos diversos fatores moduladores da performance humana (Performance shaping factors – PSFs) que podem aumentar a possibilidade do erro humano. Um grave PSF nesse tipo de operação é a deficiência de sinalização nas tubulações que transferem os produtos para os tanques. Dessa forma, há uma maior probabilidade do erro humano mesmo em tarefas rotineiras.

Outro ponto importante é ter uma matriz de reatividade química de todos os produtos e para aqueles incompatíveis adicionar conexões diferentes (Poka Yoke) para garantir que o produto será transferido para o tanque correto.

Uma análise no passo a passo da tarefa por meio do Hazop humano ajudará a identificar os PSFs e tomar ações para mitigá-los, tornando as operações mais confiáveis. Veja abaixo a nuvem de cloro formada.

Precisando de ajuda entre em contato com a ECS Consultorias.


 

Chame no WhatsApp