+55 (71) 3014-6466 [email protected]

Análise de Tarefas e Serviços Críticos

TAREFAS

 

No conjunto das tarefas de uma empresa existem aquelas mais críticas que podem causar incidentes sérios e resultar em danos pessoais, ao meio ambiente ou à propriedade.

Analise de tarefa_Analise de risco de servicos 1A realização de uma tarefa de forma adequada depende do desempenho humano. Por outro lado, o desempenho humano está relacionado com fatores relacionados ao trabalho (internos e externos). Daí a importância em fazer a análise da tarefa com foco nos fatores humanos que podem induzir ao erro humano. O erro humano não intencional se classifica em duas categorias: deslizes (slips) e enganos (mistakes). Os deslizes são erros que surgem de uma intenção correta, porém o executante faz a ação errada. De outra forma, os enganos são erros que ocorrem no planejamento de uma ação, ou seja, partem já de uma intenção errada. Por exemplo, no caso do deslize, o trabalhador decide parar o equipamento A, no entanto, ao tomar a ação ele para o equipamento B. Já no engano, o trabalhador decide parar o equipamento B (parte do planejado), porém seria o equipamento A que deveria ser parada.

Já os mecanismos de erro do ser humano estão definidos em três níveis de comportamento (SRK), conforme menciona Rasmussen (1981): comportamentos baseados na habilidade (Skill), regras (Rules) e conhecimento (Knowledge). No mecanismo de comportamento baseado em conhecimento, o trabalhador faz uma leitura do problema, os diagnósticos necessários e elabora um plano de procedimento para a solução do problema; são utilizados conhecimentos. No comportamento baseado em regra o trabalhador ver o problema e utiliza procedimento já preestabelecido. Por sua vez, comportamento baseado na habilidade ele olha a situação e busca rotinas já armazenadas na mente e toma ação. Nesse caso, são ações já bastante praticadas anteriormente e as faz automaticamente.

Dadas essas circunstâncias, é preciso dar uma maior atenção ao ser humano para lidar com cenários mais críticos que possam perder o controle. Existem várias metodologias de análise da tarefa que identificam os fatores humanos que induzem ao erro humano. Entre elas estão o HAZOP da tarefa, What if da tarefa, análise hierárquica de tarefa, análise da tarefa, erro humano preditivo e análise de erro de ação. Qualquer uma dessas metodologias fará análise passo a passo da tarefa para prever as situações de risco e fornecer orientações para redução da probabilidade do erro humano. A análise de tarefa também proporciona outros ganhos, tais como: fornece base para a necessidade do desempenho humano versus a sua capacidade; provê informações para desenvolvimento do procedimento; ajuda a identificar a quantidade de pessoas para executar a tarefa, necessidades de treinamento e comunicações.

A partir daí, serão elaborados procedimentos específicos para garantir que essas tarefas sejam realizadas com segurança e produtividade. Essa é uma maneira rápida de reduzir os incidentes, pois as ações agem diretamente nos fatores chaves desses eventos indesejados.

A ECS Consultorias ajudará a sua empresa a identificar e determinar procedimentos para executar as tarefas críticas com mais segurança.

SERVIÇOS OU ATIVIDADES

O conjunto das tarefas forma o serviço ou atividade. Antes de efetuar um serviço de alto risco é preciso fazer uma análise global dos perigos envolvidos no serviço, incluindo a interação com o meio ambiente. Essa análise precisa ser realizada por pessoas treinadas e com experiência suficiente para identificar a maior gama de perigo e, assim, permitir que o serviço seja realizado de forma segura.

Várias metodologias podem ser empregadas para efetuar a análise dos perigos, dentre elas estão Análise Preliminar dos Perigos e What if (O que acontece se…). Essas duas metodologias são eficientes, se bem conduzidas, para identificar os perigos envolvidos no serviço para daí se tomar ações com o intuito de reduzir o risco de um acidente com o foco na frequência ou a severidade do possível evento.

A ECS Consultorias está apta a executar análise de perigo dos serviços ou efetuar treinamento para capacitar os seus colaboradores para executar a análise de forma adequada.