+55 (71) 3014-6466 [email protected]

Plano de Emergência

Plano de Emergência

Nada melhor do que uma excelente gestão de segurança e saúde para evitar acidentes. Porém, mesmo com uma equipe capacitada (treinada, com experiência, habilidade, etc.) o acidente pode ocorrer devido aos fatores humanos ou falhas em equipamentos ou sistemas. Como tornar os colaboradores resilientes ao ponto de recuperar uma cadeia de eventos que estava levando indubitavelmente a uma perda?

O primeiro passo numa resposta a emergência é ter as pessoas preparadas para agir conforme o comportamento baseado no conhecimento que é o momento onde elas veem o problema, o interpretam corretamente e tomam ações baseadas nos seus conhecimentos e, assim, solucionam o problema. Caso as ações tomadas não sejam eficazes, será o momento em que outras camadas de proteção serão atuadas para interromper a progressão do evento.

Um grande acidente só ocorre quando há falhas de várias camadas de poteção. Portanto, percebe-se que um evento dessa natureza é raro, contudo não se pode desprezar que um dia possa ocorrer. Exemplos desses grandes acidentes existem por toda a parte do mundo, por isso é essencial que as empresas estejam preparadas para agir nessas situações. Mas, o que as empresas devem fazer?

O primeiro passo é elaborar uma análise de risco de todas as suas instalações para identificar as possíveis hipóteses acidentais. Aquelas consideradas críticas devem compor o plano de resposta a emergência o qual terá no mínimo a seguinte estrutura:

Pré-plano de emergência; Papel das pessoas envolvidas, treinamento e comunicação; Cenários de emergência e prevenção; Distâncias seguras e pontos de encontro (locais de abrigo); Segurança patrimonial e controle durante a emergência; Rotas de evasão e procedimento; Alarme de emergência e procedimento de resposta à emergência (planos táticos); Procedimento de descontaminação; Primeiros socorros e tratamento médico de emergência; Análise crítica da resposta e follow-up; Utilização de equipamento de proteção individual.

A ECS Consultorias pode ajudar a sua empresa estar pronta a responder a uma emergência, levando em consideração os cenários críticos identificados nas análises de riscos tal como previsto na ABNT NBR 15219, NFPA 1600, NFPA1620, OSHA 1910.38, OSHA 1910.120  e outras boas práticas largamente reconhecidas mundialmente.