E se aquela leitura “errada” do instrumento estiver correta?

O alerta de segurança de processo do CCPS deste mês chama a atenção sobre a não confiança na leitura dos instrumentos de medição das varáveis de processo. Às vezes não se confia na informação fornecida pelo instrumento e isso pode levar a um acidente. No caso mencionado no alerta, ocorreu um acidente no qual 16 pessoas morreram e mais de 300 ficaram feridos.

Também pode ter uma indicação falsa e o operador confiar, tal como aconteceu no acidente de 2005 em Texas City onde 15 pessoas perderam a vida e houve danos severos na planta.

Por isso é fundamental que o operador de painel e de campo observem outras variáveis, como pressão do equipamento, pressão diferencial no caso de coluna de destilação, perfil de temperatura, coleta de amostras e análise laboratorial, etc. para ajudar no diagnóstico. Também é importante que os operadores sejam bem treinados para interpretar rapidamente  o que está ocorrendo em função das indicações das variáveis, porque, às vezes, o tempo de segurança de processo (o tempo entre o evento iniciador e a ocorrência do acidente) não é muito elevado.

É importante ressaltar que erros denominados de engano são aqueles relacionados à falta de conhecimento, porque a pessoa interpreta falsamente as informações simplesmente por não ter o conhecimento adequado para ajudar num bom diagnóstico.

 Continue lendo…

Precisando de ajuda entre em contato com ECS Consultorias

Chame no WhatsApp