Cercado por sinais de alerta?

Sinalizações são fundamentais para alertar ou relembrar situações importantes para as pessoas. Na área de segurança não é diferente. As sinalizações devem ser claras e objetivas para que atinjam diretamente as pessoas. Por exemplo, em caso de quadro elétrico basta colocar bem claro “Perigo! Eletricidade”. Excessos de informações confundem as pessoas, informações muito longas as pessoa perdem o interesse em lê-las completamente.

No caso de segurança de processo é importante sinalizar tubulações com o nome do produto (mostrar também o sentido do fluxo por uma seta), tanques, vasos, válvulas manuais (quando fazem parte de um pré-plano para controlar uma emergência). Algumas tarefas que envolvam risco para outras pessoas, como: trabalho a quente, drenagem de equipamentos, partida de planta, etc.

O diagrama de Hommel (NFPA -704) também é muito utilizado na indústria para informar eficientemente sobre os riscos de um produto químico.

O alerta de segurança de processo, do CCPS, do mês de maio aborda esse assunto com bastante maestria. Continue lendo…

Se a sua empresa necessita de ajuda em gerenciamento de risco de processos industriais, entre em contato com a ECS Consultorias.

Chame no WhatsApp