Riscos social e individual (AQR)

A análise de risco será completa quando são calculados os riscos social e individual (AQR – análise quantitativa de risco) para ter a certeza que nas condições atuais o empreendimento é seguro para a comunidade ou para uma única pessoa.

Quando se fala em comunidade está se falando do risco social, que é representado pela curva FN, e que tem no eixo do X a quantidade de fatalidade e no eixo do Y a frequência do evento que pode levar às fatalidades. Quanto menor a frequência do evento mais seguro é o empreendimento, o que significa que há camadas preventivas de proteção suficientes para que o perigo não seja liberado. Do mesmo modo pode-se dizer que quanto menor for a possibilidade de fatalidade, também mais seguro será o empreendimento; isso requer que menos produto perigoso seja liberado para o ambiente (ou menos energia) a fim de reduzir as consequências/efeitos do evento ou as quantidades e qualidade das camadas mitigadoras de proteção sejam suficientes para reduzir os efeitos. Abaixo está uma representação da curva FN.

O risco individual está relacionado a possibilidade de morte de uma pessoa situada nas proximidades do empreendimento. Dessa forma, são traçados contornos de iso-riscos considerando que o indivíduo permanece exposto 24 horas por dia. Importante ressaltar que o risco social é mais importante que o risco individual uma vez que representa um acidente maior. Veja abaixo um exemplo dos contornos do iso-risco individual.

Às vezes pode não precisar fazer a AQR porque os riscos foram avaliados baixos em função dos resultados das análises de risco qualitativa, vulnerabilidade e semiquatitativa. Contudo, o empreendimento deve estar em compliance com a norma de gerenciamento de risco do seu Estado.

A ECS Consultorias possui recursos para calcular o risco social e individual (AQR) do seu empreendimento, caso seja necessário. Entre em contato.

Chame no WhatsApp