Explosão com sulfeto de hidrogênio

A EPSC faz o alerta de segurança de processo deste sobre sobre os ricos de explosão com o sulfeto de hidrogênio. Além dele ser bastante tóxico, também é inflamável. Tem o intervalo de inflamabilidade entre 4.0% e 44% em volume, o que significa um largo espectro que permite a ocorrência de uma explosão quando misturado com ar.

No acidente relatado, houve uma deficiência na retirada do H2S e por isso aumentou a sua concentração e, em função da temperatura elevada, o limite inferior de inflamabilidade reduziu para 3,3%. Aliado a tudo isso, por causa da vazão do enxofre fundido, houve acúmulo de energia estática e possivelmente o aterramento e equipotencialização não estavam adequados. O resultado foi o rompimento do teto do tanque devido a uma explosão interna.

Observe que acidentes maiores são resultados de múltiplas causas, por isso a atenção em segurança de processo deve estar sempre ativada e ficar atento nos desvios ocorridos em relação ao processo a fim de ajudar na gestão do risco da unidade operacional. Continue lendo….

Precisando de ajuda entre em contato com a ECS Consultorias

Chame no WhatsApp