O perigo pode está ao seu lado: monóxido de carbono

 

Monóxido de carbono é um gás altamente perigoso porque ele se associa à hemoglobina, formando a carboxihemoglobina (HbCO) e reduz a quantidade de oxigênio transportado pelo sangue.

Recentemente, muitos acidentes domésticos fatais foram noticiados, frutos da exposição a altas concentrações  de monóxido de carbono, o qual é resultado de uma queima incompleta de um hidrocarboneto (por exemplo: gás natural, GLP, gasolina, etc.). Pode ser originado de aquecedor de água, fogão, automóvel, etc.

O grande problema é que ele mata silenciosamente porque não tem cheiro e não é possível detectar, sem auxílio de instrumentos apropriados, a sua presença no ar. Quando se sente um mal-estar é porque a pessoa já está praticamente desabilitada e dificilmente terá tempo para sair da zona de perigo.

Veja o vídeo abaixo (em inglês e em espanhol), publicado pela OSHA, como dois trabalhadores perderam a vida devido à exposição ao monóxido de carbono. Por isso, é importante ficar atento no dia a dia para liberação de serviços que perecem ser de baixo risco de acidente.

Chame no WhatsApp