Sistemas de controle lentos – um sinal de aviso

O sistema básico de controle de processo é uma importante camada de proteção no processos industriais. Tem a função de continuamente monitorar e controlar o processo na operação de uma planta. Se o sistema básico de controle de processo falhar, será acionada a próxima camada de proteção que poderá ser uma função instrumentada de segurança ou dispositivos físicos como sistema de alívio.

O alerta de segurança de processo do CCPS deste mês enfatiza que é um sinal de aviso quando os sistemas básico de controle apresentam atraso na resposta (offset). Isso pode ser um importante evento iniciador para desencadear uma cadeia de evento de acidente, caso não seja corrido a tempo. Possivelmente, o acidente não ocorrerá devido às outras camadas que atuarão para prevenir ou mitigar o acidente, no entanto há históricos de acidentes que ocorreram devido a falhas em controles de nível, pressão ou temperatura.

Daí a importância de avaliar se as camadas de proteção estão adequadas para reduzir o risco para um nível tolerável de risco (legal ou subscrito pela empresa) caso haja uma falha no sistema básico de controle de processo. Veja as dicas do CCPS…

ECS Consultorias.

 

Chame no WhatsApp