+55 (71) 3014-6466 [email protected]

A EPSC publicou neste mês de janeiro um alerta sobre Boil Over. É um fenômeno que se não muito bem administrado pode causar múltiplas fatalidades.

O Boil Over ocorre principalmente em tanques de estocagem de produto que possuem água misturada e, que devido a sua maior densidade, permanece no fundo do tanque. Exemplos são tanques de armazenagem de óleo cru. Por isso, é fundamental criar salvaguardas para evitar que a água se acumule no fundo dos tanques.

Quando o líquido inflamável, ou combustível, pega fogo e consegue aquecer a água no fundo do tanque, a água superaquecida pode vaporizar repentinamente e expulsar o líquido em chamas, podendo formar uma grande bola de fogo e, ao mesmo tempo, criar uma enorme poça de líquido em chamas que pode atingir várias pessoas nas imediações.

Todo cuidado é pouco em incêndio desse tipo: se estiver fazendo um combate com água e houver vaporização da água no fundo do tanque que estiver escorrendo no costado, é o momento das pessoas de afastarem imediatamente porque está prestes a ocorrer o Boil Over. Continue lendo…

Veja também um vídeo sobre o Boil Over