Explosão em tanque contendo basicamente água

O alerta de segurança do CCPS deste mês chama atenção de uma situação que às vezes não é muito bem observada: tanque que contém, por exemplo, água de lavagem de processo ou águas residuais contendo baixo percentual de material inflamável. No acidente mencionado no alerta do CCPS, um tanque contendo água suja explodiu e matou três pessoas, ferindo mais sete, durante um trabalho a quente.

O relatório do Chemical Safety Board mostra as causas do acidente e que pode ser acessado aqui neste link. Para quem lida com processos que possuem produtos inflamáveis, vale a pena ler o relatório.

Normalmente tanques de estocagem são aqueles de baixa pressão (2,5 psig) e seguem a norma API 650 que recomenda teto frágil ou utilização de válvula de emergência para evitar que num evento desse, apenas a parte superior seja afetada e não as suas laterais, o que reduz bastante os efeitos de uma explosão interna. Trabalho a quente também é uma tarefa que precisa de muitos cuidados, principalmente em áreas que contém material inflamável em menos de 11 metros do local da fonte de ignição. Continue lendo..

ECS Consultorias

Chame no WhatsApp