Acidente devido a mistura de produtos incompatíveis

O CSB publicou um vídeo o qual mostra a cadeia de eventos que culminou com uma explosão que ceifou a vida de quatro trabalhadores e a completa destruição das instalações.

No processo de preparação de uma batelada, foram misturados produtos incompatíveis (hidróxido de potássio misturado a composto contendo hidreto de silício – SiH) que formou grande quantidade de hidrogênio o qual foi liberado pelo vent do tanque juntamente  com a espuma formada em função da reação. Quando o hidrogênio encontrou uma fonte de ignição, houve uma forte explosão que teve como maior consequência quatro fatalidades.

O que contribuiu para este trágico incidente:

  1. Produtos incompatíveis armazenados em tambores semelhantes e com falha de identificação;
  2. Falha de ventilação no prédio da produção para reduzir a quantidade de inflamáveis no ambiente, podendo reduzir a consequência da explosão ou evitando que atingisse o limite inferior de inflamabilidade (para o hidrogênio é abaixo de 4% em volume);
  3. Falha na identificação de risco por meio de análise de risco e consequentemente falta de salvaguarda adequada que, além da ventilação, faltou detectores de inflamáveis para alarmar localmente e na sala de controle. Falha de procedimento de resposta a emergência e treinamento dos operadores.

Por isso, é importante que seja construída matriz de reatividade química com todas as substâncias da unidade. Aqueles produtos incompatíveis devem ser armazenados em locais separados, ter identificação adequada, garantir treinamento para que todos conheçam os riscos e prover salvaguardas suficientes para evitar a mistura desses produtos.

O relatório completo deste acidente pode ser encontrado diretamente na página do CSB.

Precisando de ajuda, entre em contato com a ECS Consultorias.

Veja abaixo o vídeo produzido pelo CSB.

Chame no WhatsApp