Vazamento de produto altamente tóxico

Produtos altamente tóxicos quando vazam, causam sérios danos ao meio ambiente e às pessoas. Foi o caso do vazamento de trióxido de arsênio em 1976, na Itália, conforme relata a EPSC.

O trióxido de arsênio em pó vazou após explosão de uma coluna de destilação de amônia. Cerca de 15 Km2 de solo e água foram contaminados. Houve fatalidade de pessoas e animais e, assim mesmo, o evento foi minimizado. A longo prazo também ocorreram doenças relacionadas ao produto como cânceres de pele e de pulmão em pessoas da comunidade.

Apenas em 1989 a região de Manfredonia foi classificada de alto risco ambiental pela lei da Itália. Além das mortes e danos ambientais, a planta foi fechada em 1990, contudo, a poluição ainda permanece. Continue lendo…

Para prevenir esses tipos de acidente, deve-se implantar gestão de risco, iniciando por uma análise de risco completa por meio da metodologia conhecia como Hazard Operability Analysis (HAZOP) que a mais aplicável para processos perigos, uma vez que entra em detalhes dos perigos e da operabilidade da planta.

Precisando de ajuda, entre em contato com a ECS Consultorias.

Chame no WhatsApp