O CSB publicou um vídeo de um acidente ocorrido em 8 de abril de 2021 causado por um vazamento na boca de visita de um reator com agitação, que operava em torno da pressão atmosférica. Houve a perda de contenção de uma mistura de vapores de solvente nafta e resina líquida, material altamente inflamável.
Após preparada a batelada, o agitador deveria estar operando e era o momento de resfriar o produto. Contudo, o equipamento havia parado de forma inesperada e nenhum alarme foi acionado para informar o operador. Com a temperatura em 235C o operador iniciou a resfriar. O resfriamento só ocorreria se o agitador estivesse operando, como ele estava parado não houve fluxo de água de resfriamento.
O mesmo operador iniciou a adicionar solvente e este não misturou com a resina devido a falta do agitador. Quanto o operador percebeu que o agitador estava fora de operação, o partiu imediatamente. Neste momento o solvente se misturou com a resina quente e houve vaporização abrupta, aumentando rapidamente a pressão, vazando produto pela vedação da boca de visita. O reator tinha disco de ruptura, mas este não rompeu porque a pressão não atingiu o set de ruptura, mas foi suficiente para romper a junta da boca de visita. A nuvem formada encontrou, após cerca de dois minutos, uma fonte de ignição e houve a explosão. Uma pessoa foi fatalmente ferida e oito hospitalizadas.
Identificada falha de análise de risco ao não entender claramente que o agitador, nessa fase, era fundamental estar operando. Também teve falha na integridade mecânica do vaso, porque a boca de visita deveria suportar até 10% acima da pressão do set da abertura do disco de ruptura nas condições operacionais. E, por último, deveria ter um intertravamento para não adicionar solvente se o agitador estivesse parado. Veja o vídeo abaixo. O relatório completo pode ser acessado neste link para melhor entendimento: https://www.csb.gov/yenkin-majestic-resin-plant-vapor-cloud-explosion-and-fire/
