+55 (71) 3014-6466 [email protected]

Análise de risco de procedimento

 

Análise de risco de procedimento torna a execução de uma tarefa mais segura. Existem casos que um erro humano pode levar a um grande acidente caso não existam outros componentes ou sistemas para compensar o erro. Nessas situações, é preciso que os procedimentos operacionais (operação e manutenção) sejam avaliados para detectar pontos vulneráveis em relação aos Treinamentofatores humanos, afim de determinar ações para reduzir a possibilidade de falhas humanas.

O que se deve responder nas análises dos procedimentos são as seguintes perguntas: a) o que pode acontecer se o passo do procedimento não for realizado (erro por omissão); b) o que pode acontecer se o passo do procedimento for feito incorretamente (erro por comissão).

Existem dois métodos, bem conhecidos mundialmente, para identificar vulnerabilidade em procedimentos operacionais: Hazop e What if. Por outro lado, o Hazop pode ser feito utilizando várias palavras guias ou apenas seguir o método de duas palavras guias que também atende bem para o fortalecimento de segurança da planta e há um ganho de tempo na realização da análise.

Para executar essa análise, é fundamental ter os procedimentos bem escritos e ter uma pessoa que domine a técnica para liderar o time de análise de risco dos procedimentos operacionais.

Qualquer procedimento pode ser fortalecido por análise de risco, incluindo os seguintes: partida e parada de planta, procedimentos utilizados para resposta humana como camada independente de proteção, atendimento a emergências, manutenção de equipamentos críticos, etc.

O objetivo para analisar o passo a passo dos procedimentos críticos é aumentar a segurança das operações ao identificar pontos vulneráveis que podem induzir ao erro humano e daí disparar uma cadeia de eventos que pode levar a um cenário para um acidente grave.

Precisando de ajuda, entre em contato com a ECS Consultorias.