+55 (71) 3014-6466 [email protected]

Classificação de áreas e controle de fontes de ignição

area classificationEm áreas onde há possibilidade de ocorrência de vapores, gases inflamáveis ou poeira explosiva devem ser tomadas medidas de proteção para redzuir o risco de explosões. Uma delas, talvez a principal, é efetuar a classificação das áreas a fim de selecionar e instalar equipamentos apropriados e assim eliminar este tipo de fonte de ignição.

Para fazer classificação das áreas de forma robusta, é preciso elaborar uma análise de risco detalhada para identificar as fontes de risco, que são os possíveis pontos onde podem ocorrer a liberação do material inflamável ou poeira explosiva, e estimar a frequência de ocorrência e duração da liberação: quanto mais alta a frequência e maior a duração da liberação do material, mais segura deverá ser a delimitação da zona da área em análise.

Além disso, é fundamental definir as condições do ambiente e do produto, tais como: temperatura, pressão de vapor do produto, ponto de fulgor velocidade do vento, obstáculos, rugosidade do terreno, altura da liberação etc. para entender bem a dispersão do gás ou vapor até atingir o limite de inflamabilidade. Usualmente, essas estimativas são realizadas por um software para dispersão de vapores inflamáveis o qual informará com maior precisão esses limites. Para a poeira explosiva é preciso conhecer bem a sua característica.

Veja abaixo um exemplo de dispersão de vapores de gasolina liberados pelo vent de um tanque de 10 metros de altura quando recebe produto em vazão máxima.

Quanto mais extensa as zonas 0 e 1 (20 e 21 para poeira explosiva) maior o investimento a ser feito para garantir a segurança da unidade operacional. Por isso, é fundamental que a classificação da área seja feita por profissional e metodologia adequados para minimizar os custos de investimento, mantendo a área segura.

Evidente que apenas a classificação da área não elimina ou controla  todas as fontes de ignição. Daí a necessidade também de adotar procedimentos para eliminar ou controlar essas outras fontes.

A ECS Consultorias está capacitada para efetuar a classificação da área de forma a reduzir os seus custos e manter a planta segura. Também está capacitada para elaborar procedimentos e ações para controlar ou eliminar outras fontes de ignições, seguindo padrões nacionais e internacionais.

Veja mais como evitar grandes acidentes devido a fogo e explosão.