+55 (71) 3014-6466 [email protected]

Elaboração de procedimentos operacionais e procedimentos críticos

Ordens de serviçoProcedimentos operacionais e procedimentos críticos são documentos que informam os empregados como fazer uma tarefa de forma segura, assim como, destacam os riscos do seu local de trabalho. A legislação brasileira prevê esse assunto na NR-1, quando exige no item 1.7 que os empregadores devem elaborar ordens de serviço de modo que contemplem os riscos profissionais que possam originar-se nos locais de trabalho e, ao mesmo tempo, informar os meios para preveni-los ou  limitá-los para reduzir a possibilidade de acidente.

Além disso, existem alguns momentos em que os processos industriais ficam mais vulneráveis porque alguns sistemas de segurança podem ficar desativados total ou parcialmente de forma temporária ou porque há uma situação de maior estresse. Esses casos são:

  • Partida de planta;
  • Operações temporárias;
  • Partida de planta;
  • Parada normal de planta;
  • Paradas de emergência por falta de energia elétrica, ar comprimido, vapor, etc.;
  • Falhas em sistemas instrumentados de segurança;
  • Outros cenários críticos identificados em análises de risco.

Nessas situações é fundamental ter procedimentos escritos de forma clara, levando em consideração os fatores humanos e do trabalho para orientar os trabalhadores de maneira inequívoca num momento de um estresse mais elevado, assim como medidas de controle específicas para cada situação a fim de manter a planta ou sistema em modo seguro. Com um procedimento bem escrito, reduz-se sensivelmente a possibilidade de ocorrer erros por omissão ou comissão. Deve-se efetuar as revisões periódicas dos procedimentos ou quando se fizer necessário (em caso de acidente, mudanças no processo, quando for detectado melhor forma da execução do trabalho ou periodicamente como um processo de melhoria contínua).

Para outros segmentos industriais, tais como, construção civil, parques de armazenamento de produtos químicos, frigoríficos, mineração, etc. é fundamental identificar as tarefas/serviços críticos e daí elaborar procedimentos para que o trabalho seja feito de forma mais segura possível e prever revisões quando houver qualquer alteração no serviço ou no ambiente laboral, quando houver algum acidente, quando for detectado melhor forma de executar o serviço ou periodicamente (trienalmente, por exemplo). Para aqueles serviços que são realizados esporadicamente é mais adequado elaborar análise de risco para identificar todos os riscos dos serviços e a interação com as áreas adjacentes e o meio ambiente. Importante discutir detalhamente o resultado da análise de risco com os executantes antes de iniciar os trabalhos.

A ECS Consultorias poderá ajudar a sua empresa na elaboração de ordens de serviço e procedimentos operacionais e serviços para fortalecer a segurança e saúde dos trabalhadores, assim como da segurança operacional dos processos para evitar acidentes de grandes proporções.

Em adição ao padrão de segurança da sua empresa, ficará em conformidade também com as seguintes leis:

    • NR-1 item 1.7
    • NR-20 item 20.7
    • OIT 174.