+55 (71) 3014-6466 [email protected]

Gerenciamento de Risco

Gerenciamento de Risco

Gerenciamento de Risco

Existem dois diferentes tipos de programas: 1) dirigido especificamente para empresas que lidam com produtos perigosos, tais como inflamáveis, tóxicos, explosivos, etc; 2) para empresas que possuem outras atividades de risco diferentes do manuseio com produto perigoso.

O primeiro tipo baseia-se no programa de gerenciamento de risco conforme a Occupational Safety and Health Administration (OSHA) e compreende um programa de gestão estruturado em 13 elementos:

a) informações de segurança de processo; b) análise de risco de processo; c) procedimentos operacionais: d) participação dos empregados; e) realização de treinamentos; f) procedimentos de segurança para contratadas; g) revisão de segurança de pré-partida; h) integridade mecânica de equipamentos críticos; i) permissão para trabalho a quente; j) gerenciamento de mudanças; k) investigação de incidentes e acidentes; l) plano de resposta a emergências; m) auditorias de segurança de processo. Alguns estados brasileiros possuem normas com força de lei que obrigam algumas empresas a implantar o programa de gerenciamento de risco cujos elementos se assemelham aos da OSHA.

A ECS Consultorias está capacitada para ajudar a sua empresa a implantar o programa de gerenciamento de risco com o firme propósito para reduzir a possibilidade da ocorrência dos acidentes oriundos dos processos químicos, petroquímicos e de óleo e gás. Esses acidentes geralmente são bastante custosos, porque provocam múltiplos danos pessoais e de propriedades.

No segundo caso, o gerenciamento de risco será direcionado para empresas que não possuem nas suas principais atividades o envolvimento do manuseio de produtos perigosos (mineração, construção civil, porto, montagem, ferrovia, etc.). Para esses segmentos, o programa consiste em identificar todos os riscos envolvidos no processo da empresa, utilizando uma metodologia adequada e reconhecida mundialmente (Análise Preliminar de Risco – APR, What if, Check List, What if/check list, FMEA – failure mode and effect analysis, HAZOP – Hazard Operability Analysis, SWOT Analysis – Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats , etc.) e, a partir daí, definir como os riscos serão eliminados, reduzidos ou controlados. Todo o programa terá como base a NBR ISO 31000. A ECS Consultorias tem o conhecimento para propor medidas eficazes a fim de mitigar os riscos da sua empresa com o propósito de evitar eventos indesejados que custam caros para sua empresa.