+55 (71) 3014-6466 [email protected]

O alerta de segurança do CCPS do mês de novembro chama a atenção sobre a importância das paradas de emergência, principalmente pelo botão de parada de emergência (ESD – emergency shutdown).

As paradas de emergência são normalmente realizadas por sistemas instrumentados de segurança (SIS), que são sistemas de parada automática da planta quando uma variável atinge um valor que é considerado perigoso para o processo, pessoas, meio ambiente e propriedade. Esses sistemas são controlados fora do sistema básico de controle de processo (DCS, por exemplo), o que significa ter um controle de segurança exclusivo (PLC de segurança) com acesso restrito a poucas pessoas e têm a IEC-61511 como padrão para projeto, instalação e manutenção.

A parada de emergência por botão (ESD) é implantada quando a análise de risco detecta situações particulares, tais como:

  • Acesso rápido do operador para prevenir um específico cenário de perigo;
  • Acesso rápido do operador para prevenir um cenário de perigo não previsto;
  • Um intertravamento de backup em caso de falha do SIS.

Adicionalmente, deve-se ficar atento para máquinas e equipamentos que precisam parar rapidamente para prevenir ou mitigar um perigo para as pessoas. Nesse caso, o sistema de parada de emergência deve ficar de acordo com a NR-12 item 12.6. Além de ser um importante sistema de segurança, atenderá à legislação brasileira.

Para mais informações, acesse o alerta de segurança do CCPS.

Precisando de ajuda, entre em contato com a ECS Consultorias.