Fogo devido a vazamento de produto inflamável numa tubulação que estava aberta

O alerta de segurança de processo do European Process Safety Centre (EPSC) do mês de abril se refere a uma partida de uma unidade de isomerização onde, numa tubulação existente, vazou nafta porque o flange cego estava aberto. O efeito foi a ignição da nafta liberada, causando sérios danos na unidade. Veja o link da EPSC com várias dicas para evitar acidentes como estes.

Outras boas práticas são:

  • Garantir a identificação de pontos abertos com etiquetas de sinalização e com o devido isolamento das fontes de energia;
  • Ter um plano escrito desse pontos abertos, locais com raquetes, etc.;
  • Para partida de projetos novos ou após  grande manutenções fazer auditoria de pré-partida (PSSR -> Pre-Startup Safety Review).

Com medidas simples, como por exemplo, adicionar plugs, caps em drenos, controle rígido de trabalho a quente, boa classificação elétrica de área, investigar quase acidentes (near-misses) e acidentes podem evitar um mal maior. Acidentes de processo custam caro para as pessoas, meio ambiente, incluindo a reputação da empresa. Veja o que o saudoso Trevor Kletz, o pai da segurança de processo, diz no vídeo abaixo.

Precisando de ajuda, entre em contato com a ECS Consultorias.

 

Chame no WhatsApp