Fogo numa coluna de redução de viscosidade (Visbreaker column)

Este alerta de segurança da EPSC deste mês de outubro chama atenção de um incidente com fogo, devido a abertura de uma linha conectada a uma coluna de redução de viscosidade pelo processo de destilação.

O processo tem por finalidade diminuir a quantidade de óleo residual por meio de craqueamento e destilação à vácuo. Dessa forma, aumenta o rendimento do processo ao recuperar produtos com valor agregado, tal como o diesel.

O produto de fundo da coluna é bastante viscoso (tar) e pode obstruir facilmente drenos ou impedir fechamento total de válvulas. Ao folgar os parafusos para remoção de uma raquete, houve vazamento de produto em alta temperatura que pegou fogo, danificando as instalações. A válvula que conectava à coluna não estava totalmente fechada devido a obstrução pelo tar.

Lição aprendida: para abertura de linhas com produto perigosos (inflamável ou tóxico) é preciso fazer  procedimento bem claro e detalhado para que o sistema esteja com energia zero (procedimentos de bloqueio e sinalização, assim como, abertura de linha). Continue lendo para obter dicas adicionais

Precisando de ajuda, entre em contato com a ECS Consultorias.

Chame no WhatsApp