Explosão proveniente de vazamento de gás

Quando um sistema de alta pressão está interconectado a um sistema de baixa pressão, há um grande risco de ocorrer um acidente maior se as salvaguardas não forem suficientemente robustas.

Neste incidente relatado pela EPSC, o nível do vaso funciona como selo para evitar a passagem do gás com alta pressão para o sistema de baixa pressão. Neste caso, é fundamental ter um sistema de interlock com alta integridade, por exemplo SIL 2, para evitar ruptura do sistema de baixa pressão, caso haja uma falha no controle de nível. O sistema de interlock deve ser independente do sistema básico de controle de processo, conforme a IEC 61511.

Rupturas de vaso com produto inflamável normalmente causam ignição imediata devido a produção de faísca no momento do rompimento do metal. O resultado é uma bola de fogo que pode causar sérios danos em pessoas, propriedade e meio ambiente.

O grupo de análise de risco deve ficar atento para identificar cenários de alto potencial de risco como este e o HAZOP é a metodologia mais apropriada.

Sistemas típicos como este também são vasos separadores de óleo e gás na indústria petrolífera.

Continue lendo…

Chame no WhatsApp