O perigo do polímero no formato de pipoca

Este acidente ocorreu em novembro de 2019 e investigado em detalhes pelo U.S. Chemical Safety and Hazard Investigation Board (CSB).

Butadieno é largamente utilizado na indústria química e petroquímica. Um dos seus principais usos é na fabricação de borracha sintética. É bastante reativo e na presença de oxigênio ele se auto polimeriza, formando um polímero conhecido como pipoca (popcorn) que se expande e, estando numa tubulação, pode aumentar a pressão e causar a sua ruptura.

Neste acidente havia polímero em um ponto morto na tubulação, que na presença de oxigênio formou o polímero popcorn, causando a sua ruptura. Como consequência, formou-se uma grande nuvem de inflamável e subsequente ignição.  Houve uma forte explosão em função do confinamento de parte da nuvem numa área congestionada por tubulações e equipamentos. Pessoas ficaram feridas tanto dentro da empresa como extramuro, assim como resultou em danos severos na propriedade.

Para conhecer mais sobre os perigos do butadieno, leia o manual produzido pela American Chemistry Council

O relatório completo deste acidente pode ser encontrado aqui neste link do CSB

Veja o vídeo abaixo que simula o evento, produzido pelo CSB.

Para identificar esses tipos de perigos, é muito importante ter pessoas no grupo de análise de risco que detenha o conhecimento tecnológico do processo com butadieno.

Chame no WhatsApp