Fogo numa tubulação de aço carbono com cloro

O EPSC publicou no mês de dezembro/2023 um alerta de segurança de processo o qual chama atenção o perigo de fogo em tubulação de aço carbono com cloro. Tubulações de aço carbono são bastante utilizadas para transporte de cloro, contudo, deve-se ter o cuidado para manter a temperatura bem abaixo de 150C.

Além disso, presença de ferrugem pode causar aceleração da oxidação numa temperatura de 100C. Daí a necessidade da discussão desse perigo em análises de risco, a fim de verificar se as salvaguardas de monitoramento (indicação, controle e intertravamento) estão adequadas.

No caso deste incidente, existia um aquecimento por meio de um traçado elétrico que teve um curto circuito e gerou um ponto quente. Ao utilizar esse tipo de aquecimento deve-se ter um sistema para detectar a falha e desligar o traçado elétrico. Importante que o grupo de análise de risco fique atento quanto a esses detalhes, por isso, é fundamental que no time tenha uma pessoa com vasta experiência em processos industriais.

A melhor forma de controle da temperatura seria com água quente a fim de limitar a temperatura num nível mais seguro. Esse seria um processo inerentemente mais seguro. Continue lendo…

Precisando de ajuda, entre em contato com a ECS Consultorias.

Chame no WhatsApp