Linhas & equipamentos obstruídos – Mais do que um incômodo

O alerta de segurança do CCPS do mês de setembro é sobre linhas e equipamentos obstruídos. Em algumas situações ocorre a obstrução porque o produto possui um alto ponto de fusão, material sólido pode ser arrastado, produtos que polimerizam e que podem obstruir tanto o espaço que contém líquido como o espaço vapor.

Alguns dispositivos de segurança podem ficar inoperantes em função das obstruções, tais como:

  • Válvulas de alívio;
  • Dreno que têm a função para verifica se a energia é zero;
  • Transmissores de pressão, nível e fluxo.

Em função das obstruções causadas, pode ocorrer a elevação excessiva de pressão de um vaso/equipamento, a válvula de alívio ficar desabilitada e ocorrer um rompimento do vaso/equipamento, tendo como consequência a liberação de produto perigoso com possibilidade de ocorrer sérios danos às pessoas, ao meio ambiente e à propriedade.

O acidente relatado no alerta do CCPS causou a morte de três pessoas.  Foi aberta uma boca de visita com o equipamento pressurizado, porém as pessoas envolvidas não tinham conhecimento da pressurização visto que os drenos e o indicador de pressão estavam obstruídos.

Para abertura de linhas e equipamentos com produtos perigos é preciso ter análise de risco detalhada do serviço e ter todas as possíveis fontes de energia bloqueadas e com verificação se a energia está realmente zero. Caso tenha dificuldade em saber se a energia ficou zero, é preciso encontrar alternativas seguras para liberação do trabalho. Continue lendo…

Precisando de ajuda, entre em contato com a ECS Consultorias.

Chame no WhatsApp