Lições aprendidas

O vídeo abaixo, do Chemical Safety Board (CSB), mostra um acidente que possui dois pontos relevantes como lições aprendidas. Felizmente não houve feridos, apenas atendimento médico.

O primeiro se refere a falta de uma salvaguarda eficaz para prevenir (salvaguarda preventiva) fluxo reverso que poderia causar um sério acidente. Neste caso, mistura de ar com hidrocarboneto operando acima da temperatura de autoignição; ao se misturar poderia ocorrer uma explosão e exatamente isso que ocorreu.

A explosão causou um furo no tanque de asfalto com cerca de 8000 m3. O asfalto pegou fogo, e tinha potencial de danificar completamente as instalações, porque se espalhou por uma grande área.

O segundo ponto relevante foi a atuação da brigada de resposta a emergência, uma barreira mitigadora, que conseguiu reduzir a severidade do acidente, graças a competência elevada dos envolvidos.

Lições aprendidas:

1) Análises de risco devem identificar os cenários perigosos, analisá-los e prover recomendações para redução do risco. Posteriormente, pode ser feita uma análise das salvaguardas por meio de Lopa para garantir que estão adequadas para reduzir o nível de risco conforme a legislação em vigor ou normas subscritas pela empresa, desde quando sejam iguais ou superiores às leis vigentes.

2) Os cenários mais críticos devem compor o plano de resposta a emergência para que os brigadistas estejam treinados, por intermédio de simulados, para mitigar eficazmente o incidente.

Precisando de ajuda, entre em contato com a ECS Consultorias.

Veja o vídeo abaixo do Chemical Safety Board (CSB) tão bem elaborado que parece real.

 

Chame no WhatsApp