Integridade mecânica

Grandes acidentes ocorrem, principalmente, devido a perda de contenção primária de produtos tóxicos ou inflamáveis. Por isso, a gestão da integridade de mecânica de tubulações/acessórios e vasos é primordial para reduzir a possibilidade de falhas catastróficas.

Dois grandes acidentes investigados pelo CSB ratificam a importância de uma boa gestão da integridade mecânica:

  1. Durante o processo de troca de um aquecedor de calor houve a ruptura em função de fissuras causadas por exposição do aço carbono a hidrogênio a alta temperatura e pressão, ocorrendo ignição imediata e a fatalidade de sete pessoas;
  2. Perda de espessura de tubulação de 0,719 polegadas para 0,039 polegadas que levou a ruptura, liberando para a atmosfera cerca de 440.000 galões de nafta e teve como consequência fogo em flash, após cerca de 0,66 segundo do vazamento, vitimando quatro pessoas por queimaduras graves.

Quais as lições que podemos tirar destes dois acidentes?

  1. Para o caso do ataque do aço carbono pelo hidrogênio, é preciso garantir o processo inerentemente mais seguros para suportar às adversidades dos parâmetros operacionais;
  2. Para o segundo acidente, importante ter os planos de manutenção preventiva para trocar trechos de tubulações/acessórios antes de atingir a espessura mínima para as condições de pressão e temperatura.

Adicionalmente, pode-se concluir que um bom conhecimento da tecnologia do processo, juntamente com análise de risco, ajudarão na prevenção destes tipos de acidentes.

Recomendo a leitura dos pontos principais pontos dos seguintes relatórios:

Tesoro Refinery Fatal Explosion and Fire

Silver Eagle Refinery Flash Fire and Explosion and Catastrophic Pipe Explosion

Precisando de ajuda, entre em contato com a ECS Consultorias.

 

Chame no WhatsApp