Abrigos Pressurizados em Áreas Perigosas

O alerta de segurança do CCPS do mês de novembro  é a respeito de sistemas pressurizados que podem servir de abrigo (shelter-in-place) ou são utilizados para evitar ingresso de material inflamável, que é o caso de sistemas elétricos pressurizados em áreas classificadas.

Quanto ao abrigo humano para situações de  emergência, a pressurização é feita com ar. Porém, é preciso manter o monitoramento da pressão para que permaneça nos limites adequados para o ser humano.

Para proteção de equipamentos elétricos para áreas classificadas, uma das formas de evitar contato do produto inflamável com componentes energizados é a pressurização do invólucro dos componentes elétricos (pressurização “p” – para EPLs  Gb, Gc, Db e Dc). Mais uma vez é preciso controlar a pressão, porém nesse caso para evitar acidente quando os invólucros forem abertos ou ter um meio para despressurizá-los em caso de manutenção.

Outro ponto importante é acesso de pessoas quando o invólucro for grande o suficiente que permita a entrada de pessoas (que é o caso de proteção para vários sistemas). Às vezes utiliza-se gás inerte (nitrogênio por exemplo) como back up e, por isso, ao acessar qualquer pessoa nesses locais é preciso garantir que a atmosfera está com oxigênio suficiente para a permanência do ser humano. Continue lendo…


Chame no WhatsApp