Fogo numa fornalha

Fornos são utilizados nas refinarias de petróleo para diversas funções: pré-aquecimento, reforma, craqueamento, hidrotratamento, etc.

Porém, deve-se ter cuidado na sua operação porque são fontes de alto risco de explosão. Além do combustível utilizado, também pode ocorrer contato da chama direto com o produto inflamável que passa nos tubos dos fornos (também chamados de fornalhas). Isso ocorre devido a possibilidade de rompimento do tubos que podem ter como evento iniciador as seguintes possibilidades: chama direta no tubo sem fluxo interno no tubo, formação de sedimentos dentro dos tubos, corrosão, etc.

Geralmente, a principal causa é a formação de sedimentos em função de depósito de carbono que causará pontos quentes e se não controlados poderão levar a rompimento de tubos e posterior explosão do forno, tendo como consequência possibilidade de fatalidade e perdas materiais. A EPSC  chama atenção desse cenário e relata um acidente no qual um operador perdeu a vida.  Continue lendo…

Por isso é fundamental ter uma análise de risco robusta para identificar todos os cenários possíveis, assim como ter sistemas de intertravamento com nível de integridade de segurança adequado (SIL) e procedimento para que o operador tome ações apropriadas para bloquear o evento iniciador e, dessa forma, evitar que ocorra o acidente.

ECS Consultorias

Chame no WhatsApp