+55 (71) 3014-6466 [email protected]

Uma das causas potenciais de um grande acidente é abertura de linha ou equipamento errada. O que significa? Preparar (drenar, purgar, limpar) uma determina linha, ou equipamento, que continha produto perigoso e ao liberar para o mecânico, ou caldeireiro, abrir o equipamento que está em operação, pressurizado e com inventário de produto tóxico ou inflamável.

A European Process Safety Centre (EPSC) publica um alerta no mês de abril chamando atenção para este risco em potencial. Relata um fato ocorrido que certamente causou sérios problemas para as pessoas, meio ambiente e para as instalações.

O que fazer para evitar esse tipo de acidente?

  1. Ter procedimentos robustos para garantir que o sistema estará limpo, isento de produto, com energias bloqueadas e que será liberado para a manutenção de forma correta, com nenhuma dúvida onde será realizado o trabalho. Normalmente esses procedimentos são considerados críticos: abertura de linha e equipamentos, bloqueio e sinalização de fontes de energia, análise de segurança para o trabalho, permissão de trabalho seguro;
  2. Garantir a dupla checagem independente para a liberação do trabalho (operação e manutenção) que geralmente está incluída nesses procedimentos. Continue lendo…

Precisando de ajuda, entre em contato com a ECS Consultorias.