Uma Cadeia Escondida de Perigos

O alerta de segurança do CCPS do mês de abril chama atenção de perigos escondidos.  Eles devem ser identificados e analisados detalhadamente em uma análise de risco. Às vezes esses pequenos detalhes podem ser um evento iniciador para um problema maior.

O caso enfatizado pelo CCPS ocorreu durante a partida da unidade, quando um sistema de separador de gotículas não funcionou adequadamente. O sistema era composto de um vaso vertical com um demister no topo para garantir a remoção de gotículas que poderiam ser direcionadas para a sucção de um ventilador e, adicionalmente,  um dreno selado com água a fim de possibilitar a drenagem contínua de água, contudo mantendo a selagem do vaso pela pequena altura da coluna de água e uma válvula de retenção.

Durante a partida, a válvula de retenção falhou aberta permitindo a entrada de ar, aumentando a velocidade dos gases para o demister o que prejudicou a sua eficácia, deixando passar gotículas de água para o ventilador que culminou com o seu colapso devido ao acúmulo de líquido. Felizmente a proteção do ventilador foi capaz de bloquear os seus fragmentos e, dessa forma, não houve acidentes pessoais.

Quais as lições que podemos aprender com este acidente:

  1. Análise de risco deve ser realizada por uma equipe experiente com integrantes com bons conhecimentos em processos industriais das instalações a ser analisada e processos em gerais com o propósito de interpretar bem os achados durante a análise de risco;
  2. Uma vez identificado os perigos, definir claramente quais as salvaguardas para evitar o risco de um acidente. Caso existam salvaguardas relacionadas ao ser humano, definir em procedimento quais os passos a serem seguidos, treinar e testar periodicamente;
  3. Sendo eventos críticos, fazer uma análise de risco das operações baseadas em procedimento para garantir que os passos serão seguidos corretamente e se barreiras adicionais deverão ser adotadas. Continue lendo…

Precisando de ajuda, entre em contato com a ECS Consultorias.

Chame no WhatsApp