Paradas de processo: uma ameaça à segurança do processo

O alerta do CCPS do mês de julho destaca um acidente ocorrido em 3 de outubro de 2002, onde três pessoas ficaram feridas e ocorreram danos severos nas instalações. Uma coluna de destilação explodiu devido a decomposição do mononitrotolueno (MNT) por alta temperatura durante uma parada da planta.

O evento iniciador foi passagem de vapor pelas válvulas de admissão de vapor para os refervedores, incluindo uma das válvulas de bypass da válvula de fluxo. O acidente ocorreu após alguns dias da parada e ninguém percebeu que as temperatura e pressão estavam perdendo o controle.

O relatório do CSB detalha muito bem o acidente. Para aqueles que lidam com processos perigosos, vale a pena fazer uma leitura para um melhor entendimento do ocorrido com o foco de lições aprendidas. Percebe-se, como em todo grande acidente, além do evento iniciador, várias outras causas contribuíram para o desfecho do acidente, tais como:

  1. Falta de uma análise de risco para operações normais e análise de risco para operações baseadas em procedimento (principalmente para o procedimento de parada da unidade) da planta, a fim de garantir um melhor entendimento dos perigos neste modo operacional da planta, principalmente as causas de decomposição do MNT;
  2. Proteção para alívio de pressão não apropriada para o caso de decomposição térmica. Nessas situações a quantidade de gases liberada é muito grande e, normalmente, apenas uma válvula de alívio não é apropriada em função do grande diâmetro o que inviabiliza a instalação do equipamento de proteção. Outras opções são: disco de ruptura ou adicionar um killer (como sistema instrumentado de segurança), para interromper a decomposição, em conjunto com uma válvula de alívio; no caso do killer, a válvula de alívio (PSV) não precisará ser grande, porque a quantidade de gases gerada será menor (killer+PSV são dependentes, por isso deve creditar apenas uma camada independente de proteção);
  3. Falta de sistema instrumentado de segurança para interromper o vapor, tendo como causa alta temperatura ou pressão. Continue lendo…

Segurança de processo salva vidas e é um forte pilar para a sustentabilidade de uma empresa. Precisando de ajuda, entre em contato com a ECS Consultorias.

Chame no WhatsApp